Depois de instalar a energia solar fotovoltaica na empresa, consumidor decide implantar o sistema também em sua residência.

Fronius

A preocupação com possíveis apagões no fornecimento de energia elétrica na empresa provedora de serviços e soluções em telecomunicações Telnet Telecom fez com que seu proprietário, Marco Aurélio Quirino, investisse, em 2019, em um sistema solar fotovoltaico de 27,47 kWp, com banco de baterias e inversores Fronius e off-grid, para evitar paralisações nas atividades profissionais por conta de corte na energia. O resultado, porém, além de mais tranquilidade pela eficiência energética do projeto e possibilidade de produção de sua própria energia limpa, promoveu grande economia para o empreendimento.

Assim, em janeiro deste ano, veio a decisão de investir em energia solar também para sua residência, localizada na cidade de Maringá, no Paraná. Marco Aurélio aproveitou então a expertise adquirida com a instalação anterior e procurou os mesmos fornecedores de serviços e equipamentos para o seu novo projeto. Contratou, mais uma vez, a Platão Energia para fazer o projeto, a instalação e homologação, e adquiriu o inversor solar de marca Fronius, modelo Symo 12 Brasil, cuja integração simples o torna o inversor mais comunicativo do mercado.

Alexandre Borin, gerente comercial da fabricante de inversores solares Fronius do Brasil, ressalta que a instalação do Symo 12 Brasil é bem prática e a comunicação com a rede do cliente facilita o monitoramento online. “Através da plataforma Solar.web da Fronius é possível analisar os dados de geração de forma simultânea. Com isso, o Marco Aurélio consegue acompanhar os ganhos do sistema, tanto no aspecto financeiro quanto no ambiental”, diz.

Diogo Martins Rosa, diretor executivo da Platão Energia, integradora paranaense que, em cinco anos de atividades, já soma 5MW e mais de 200 inversores Fronius instalados, destaca que investir em energia solar fotovoltaica, além de gerar energia limpa, significa, de fato, grande economia. “O investimento se paga nos primeiros cinco anos e, quando bem instalado e composto por bons equipamentos, o sistema tem uma vida útil de pelo menos 25 anos”, calcula. “No caso deste projeto, a partir de um investimento de cerca de R$ 40 mil, o consumidor terá uma economia anual de mais de R$ 10 mil, atingindo o payback em 4 anos”, garante.

Sobre a Fronius
Há mais de 20 anos atuando no mercado brasileiro, a Fronius do Brasil é composta de três unidades de negócios: Energia Solar; Tecnologia de Soldagem e Carregadores de Baterias para todos os tipos de veículos e para centros de distribuição.

Solar Energy
A terceira e mais jovem das três unidades de negócio da Fronius se dedica a soluções inovadoras para o mercado fotovoltaico desde 1992. Enquanto pioneira em energia solar, a Solar Energy Fronius trabalha para que, no futuro, toda a necessidade de energia no mundo seja 100% suprida por fontes renováveis.

Serviço:
Fronius
11 3563-3800
fronius.com.br