Designer de iluminação fala sobre o uso de diferentes modelos de luminárias para potencializar o décor de um dos ambientes mais importantes da casa.

Cris Bertolucci

Pendente Astro Quatro; Pendentes Delta e Agogô, em projeto de @cinarquitetura; Pendente Single conjunto e Pendente Sacurá

A sala de jantar é um ambiente onde as memórias se fortalecem. É nela que sempre recebemos nossos amores e os acolhemos com sabores, que recheiam a vida e acolhem tantas histórias.

Para que a sala de jantar seja sempre um espaço de destaque na casa, a iluminação é um fator importante para ser explorado. Um pendente, ou alguns pendentes, são ideais para iluminar e valorizar a mesa, palco de refeições e conversas inesquecíveis.

Importante que ela seja agradável, acolhedora, com conforto visual e, é claro, eficiente.
Lembramos também que deve estar em sintonia com o projeto geral do ambiente. Aqui vão algumas dicas:

Mesas redondas: neste caso, a luminária pendente pode ter um tamanho médio e com desenho mais limpo como, por exemplo, uma cúpula de 50/60 cm de diâmetro. Tente deixá-la a 90 centímetros distante da mesa e se surpreenda com o cenário que ela produz.

Mesas quadradas: esse formato de mesa é, ao mesmo tempo, um clássico certeiro e super contemporâneo. Um lustre moderno traz inovação e charme.

Mesas retangulares: experimente os pendentes mais exuberantes ou de maior dimensões.

O segredo do equilíbrio ao fazer iluminação
O estilo e a funcionalidade de uma luminária podem – e devem – ser as protagonistas da vez. Escolha uma luminária ou um conjunto de pendentes para brilhar. É possível mesclar tipos de iluminações diferentes , gerando assim uma luz mista e agradável aos olhos, independentemente do tamanho da mesa disponível.

Modelos de luminárias para todos os gostos
As cores são sinônimo de alegria quando falamos em decoração. Seja em um vaso de flores ou em um quadro, elas fazem toda a diferença também na sala de jantar. Geralmente, quando se usa tons claros para as paredes e móveis, um pendente com tom vibrante pode ser uma ótima opção.

Que lâmpada usar?
A iluminação na sala de jantar pede aquela iluminação mais quente e confortável, o ideal é utilizar lâmpadas de 2.700K. Hoje as lâmpadas de Led tem boas temperaturas de cor e algumas são dimerizáveis ,o que facilita ainda mais a criação de um clima bem gostoso no ambiente. Muito importante é que não ofusque os convidados à mesa e que ilumine de forma agradável para animar a conversa.

Serviço:
Estúdio Cris Bertolucci
Tel.: (11) 3097 8566
cristianabertolucci.com.br
@cristianabertolucciestudio #crisbertolucci