Com renovação de 70% dos comandos de áreas estratégicas, incluindo Pedro Alves, como  Diretor Executivo para a América Latina, companhia se estruturou para o crescimento da representatividade da energia solar na matriz energética, principalmente no Brasil.

Canadian Solar

Durante muito tempo ocupando o topo do ranking da indústria de geração de energia solar como estratégia, a Canadian Solar optou por manter um período de estabilidade na América Latina, mesmo descendo algumas posições no ranking nesta região, principalmente durante a pandemia do coronavírus. O propósito era se estruturar para um novo cenário de rápido crescimento das energias limpas na matriz energética, em especial no Brasil, havendo aqui diversas previsões positivas. Por exemplo, de acordo com o Ministro de Minas de Energia, Bento Albuquerque, até 2030 as fontes solar e eólica devem representar 25% da matriz energética do país.

Pedro Alves, novo Diretor Executivo da Canadian Solar para a América Latina, faz sua análise desse cenário, que cada vez mais deixa de ser uma questão apenas de políticas públicas e sustentabilidade, para se transformar em um estilo de vida. “Algumas conjunturas têm preparado este caminho para que a energia solar ganhe cada vez mais espaço. Por exemplo, temos o desafio assumido pelo Brasil durante a última Cúpula do Clima, de antecipar a sua neutralidade climática, antes prevista para 2060 foi antecipada para 2050. Além disso, também é grande o interesse dos consumidores por alternativas mais baratas devido à atual crise energética nacional, que elevou muito o custo ao consumidor final”.

Além do contexto propício externo, a Canadian Solar também tem um histórico sólido e um contexto interno próspero ajustado para o crescimento do setor. Dentre as fabricantes de módulos fotovoltaicos que atuam em território brasileiro, ela é a única que conta com equipe e operação no país, além de possuir o maior estoque nacionalizado para pronta entrega. Daqui, atende não apenas a demanda do país, mas de toda a América Latina. Por isso, é também uma das únicas a contar com estrutura de atendimento local e em português para parceiros distribuidores e instaladores.

Novas lideranças e início da produção de inversores
Após a validação no mercado como uma empresa sólida, segura e com atendimento de excelência, a Canadian deu início a uma nova fase de estruturação interna se preparando para o futuro. Este ano, também se lançou na produção de inversores, além dos módulos fotovoltaicos, e, com isso, se tornou a única fabricante do mundo com linha própria de produção dos dois componentes.

Enquanto isso, 70% de sua liderança na região foi renovada: das 17 áreas estratégicas, 12 contam com o comando de novos profissionais de grande excelência e reconhecimento em suas áreas de atuação, que vai desde o Diretor Executivo, que está na empresa há dez meses, até a contratação de novos líderes para áreas como Recursos Humanos, Comercial, Produtos e Financeira, além de uma recente equipe local de Marketing.

“Todo esse time chega com o propósito de desmistificar o tema da energia solar, no Brasil. Queremos que as pessoas tenham acesso à informação de forma simples para que possam tomar suas decisões. Por isso, parte de nossa estratégia é o investimento em nossos canais de comunicação, incluindo as redes sociais em português e em breve teremos um novo lançamento que irá revolucionar nosso relacionamento com parceiros, tornando-os muito mais próximos e com uma linguagem simples e didática”, destaca Alves.

“Além disso, para 2022 também estamos preparando uma inovação tecnológica que vai apresentar ao mercado painéis de performance e durabilidade nunca antes vistos no mundo. Em outubro, completamos 20 anos de fundação e inauguramos nosso novo escritório em São Paulo. Nossa base, de onde atendemos toda a América Latina e que acompanha as transformações da empresa para essa nova fase”, conclui o Diretor Executivo.

Sobre a Canadian Solar
Em 2021, a Canadian Solar completa 20 anos. Ela foi fundada em 2001 em Ontário, no Canadá, e, hoje, com headquarters também na China, é uma companhia sino-canadense com subsidiárias comerciais em 19 países, presente em cinco continentes e 14 mil funcionários. É líder global na produção de módulos fotovoltaicos e uma das maiores fornecedoras de soluções para energia solar fotovoltaica do mundo.

Serviço:
Canadian Solar Brasil
tel.: 11 3957 0336
canadiansolar.com.br
@canadiansolar

 

Sua conexão com o Arqbrasil