A Klee responde pelo projeto de iluminação do centro ambulatorial do Instituto de Neurologia de Curitiba (INC), primeiro de grande porte integrado a um shopping center de Curitiba

inc

Localizado no piso S1 do Pátio Batel, uma das regiões mais nobres da cidade, o novo espaço foi inaugurado em agosto deste ano, e inovou ao utilizar em todos os ambientes a tecnologia de neon em LED da Stellatech, recém-lançada no mercado brasileiro.

Teve como maior desafio executar com perfeição a proposta apresentada pelo escritório Sakaguti e Arquitetos Associados, de modo que o resultado final ficasse funcional e oferecesse conforto aos pacientes e funcionários da clínica.

Cada um dos quatro consultórios possui cerca de 17m2. A Iluminação geral destes ambientes se fez através de rasgos no gesso, onde se aplicou fitas de LED 14,4W/M 5700K da Save Energy. Lâmpadas dicroica LED 5W 5700K e PAR 20 LED 7W 5700K foram utilizadas principalmente como luz de destaque e iluminação direta para as bancadas de apoio. Para a maca de exames, as profissionais de iluminação escolheram perfis lineares de um metro, em LED com 24W. Embutidos dentro das sancas de gesso e posicionados diretamente sobre as macas, os perfis possuem temperatura de cor 2700K, visando dar mais conforto visual ao paciente. Estes possuem acionamento independente de luz.

Também por meio de perfis lineares de LED aplicados no piso, foram delimitados os espaços de recepção e consultórios. Com apenas 26mm de espessura, LED 14W/m e temperatura de cor 4000K, estes têm índice de proteção 65, que permite a limpeza do piso sem o risco de danificar o LED. Na recepção, trabalhou-se principalmente com o neon em LED. Para a iluminação geral foram mantidas as luminárias embutidas redondas para duas lâmpadas E27, padronizadas pelo shopping, mas com lâmpadas de 5700K, de modo a se adequar ao restante do projeto.

Os ambientes de uso restrito aos funcionários (banheiros, copa, depósito de material de limpeza e circulação) contou com a instalação de painéis LED ultra slim de 12W, 20W e 25W, todos de 4000K. Nestes espaços, a iluminação é acionada através de sensores de movimento.

O centro ambulatorial do INC ainda conta com o espaço “Hospital Virtual”, uma área dedicada à interação do paciente por meio de vídeos institucionais, óculos de realidade virtual 360 graus e TVs touch screen, que permitem ao público conhecer um pouco da história do hospital, tratamentos e novas tecnologias. Neste espaço, encontra-se também uma maquete detalhada da nova estrutura em fase de construção junto ao Centro Hospitalar já existente no Ecoville. Para dar destaque a esta maquete, foram utilizadas lâmpadas AR111 LED 12W 4000K da Stellatech.

Neon em LED – “Em comparação com o neon tradicional, de vidro e que só pode ser aplicado por um profissional especializado na montagem dos tubos, a fita de neon em LED da Stellatech apresenta maior segurança, sem falar na economia de luz, durabilidade (podendo chegar a 50 mil horas de uso contra 6 mil do neon) e flexibilidade do material”, explicam as lighting designers Dayane Frandoloso e Eliana Zielonka. Também possui alto índice de proteção contra umidade e poeira. Alguns contrapontos do neon são os riscos de choque elétrico (o sistema opera em alta tensão), a difícil e cara manutenção e o fato de ser altamente inflamável. Além disso, o descarte requer locais especializados para evitar a contaminação do solo e do lençol freático.

Ficha:
Projeto arquitetônico: Sakaguti Arquitetos Associados
Projeto luminotécnico:Dayane Frandoloso e Eliana Zielonka / Klee Iluminação
Lâmpadas: Save Energy e Stellatech
Luminárias: Revoluz
Perfis: Mister Led
Fotografia: Cleber Yamaguchi

TomeNota:
Sakaguti e Arquitetos Associado
(41) 3352-2442
http://www.sakaguti.arq.br/

Klee Iluminação
(41) 3095-8088
http://www.kleeiluminacao.com.br

Ver projeto no Arqbrasil