Sistema da Schneider Electric para controle de edifícios inteligentes pode ser conhecido na CasaE, projeto de ecoeficiência da BASF.

Foto: João Athaíde

  Sala Sensorial

A automação residencial tem ganhado cada vez mais espaço no mercado brasileiro, e, com a previsão de retomada da construção civil para 2018, a tendência é que essa tecnologia passe a ser ainda mais utilizada. Segundo dados da Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside), atualmente, cerca de 300 mil casas já contam com essa funcionalidade no país e seu potencial de implementação pode suprir até 1,8 milhão de casas. Como líder na transformação digital em gestão da energia elétrica e automação, a Schneider Electric está presente nesse setor, com soluções de gerenciamento de ambientes para maximizar a flexibilidade, o conforto, a segurança e a eficiência energética em edifícios inteligentes.

Uma das principais soluções que a companhia francesa fornece é o sistema KNX, tecnologia para automação residencial que proporciona operação intuitiva, com aplicações personalizáveis e remotas (via dispositivos móveis) e combina todas as principais funções residenciais. As interfaces KNX Pro dispõem de vários recursos, como: controle de luminosidade, sensores de movimento e presença, comando liga/desliga, gestão de temperatura ambiente, abertura ou fechamento de persianas, entre outras opções.

“Poder contar com a automação residencial na rotina diária, vai muito além de apenas fechar as janelas em caso de possíveis chuvas ou de desligar os equipamentos eletrônicos de modo remoto: reflete diretamente na redução do consumo de energia, de custos operacionais e ainda permite que seus usuários tenham mais comodidade, proteção e conveniência em seu dia a dia”, afirma o vice-presidente de Buildings na Schneider Electric, Klecios Souza.

O KNX, que pode ser aplicado a todo tipo de construção, está em demonstração na CasaE, casa de ecoeficiência que funciona como um catálogo vivo da BASF e parceiros para promover sustentabilidade e inovação no setor da construção civil, e é aberta à visitação do público. “Para nós, desenvolver tecnologias que propiciam eficiência energética e sustentabilidade é motivo de orgulho e vem ao encontro do nosso core business”, completa Souza.

Além do KNX, também fazem parte da CasaE interruptores e tomadas da Schneider, que contam com placas personalizadas, cores sofisticadas, funções multimídia como entrada USB, tomadas com proteção para crianças e produtos antibacterianos. Na CasaE, foram instaladas as linhas Unica e Orion, e, na Casa Econômica, projeto que propõe um sistema construtivo que permite construir com mais rapidez e ter eficiência energética, foram instalados interruptores da linha Miluz.

Serviço:
Schneider Electric
0800 7289-110 / (11) 4501-3434
schneider-electric.com.br