Eliane Mesquita orienta sua iluminação com uso de lustres, embutidos e pendentes

Eliane MesquitaÚltima etapa no décor, a iluminação é considerada um dos elementos mais importantes de qualquer ambiente.  É preciso ficar atento à disposição das luzes no espaço para que haja a correta distribuição da luminosidade. Mas qual elemento escolher? Lustres, embutidos ou pendentes? Você sabe qual é a diferença entre eles? A arquiteta Eliane Mesquita dá dicas de quando e como usar cada um deles e explica suas características.

Basicamente na arquitetura de interiores a iluminação se divide em iluminação técnica e iluminação decorativa.

Entende-se por iluminação técnica as peças que cuidarão de iluminar efetivamente os ambientes, ou seja, o projeto luminotécnico desenvolvido pelo profissional especificará corretamente cada tipo de luminária e cada tipo de lâmpada adequada ao uso de cada ambiente. Elas podem ser tanto embutidas no forro de gesso quanto sobrepostas à laje. E a iluminação poderá ser tanto difusa quanto direta.

Podemos dizer que pendentes, lustres, arandelas, abatjours e luminárias de mesa fazem parte da iluminação decorativa.

Quando desejamos conferir um detalhe especial a uma mesa de jantar podemos utilizar desde lustres de cristais mais tradicionais de marcas como Baccarat até pendentes mais modernos assinados por renomados designers nacionais e internacionais à disposição no mercado.

As luminárias decorativas podem exercer o papel de protagonista no decór.

Eliane

Peça Fat Spot do designer Tom Dixon iluminando o hall social do apartamento. Home office com mobiliários de linhas retas, para criar uma atmosfera leve e relaxante, a cor branca é predominante nas peças e nas paredes. O destaque fica por conta da luminária de mesa.

Eliane

Lustres ficam ótimos em espaços grandes, como no living ao lado. Todos os elementos se linkam através da suavidade da paleta de cores, respeitando a leveza do ambiente. Neste outro living a iluminação foi embutida no forro de gesso. O pendente confere um ar moderno ao ambiente, além de foco mais centralizado de luz.

Eliane

Com uma proposta totalmente moderna o ambiente integrado ganhou três pendentes aramados, com um ar industrial e luminária de paredes na área da cozinha.

Serviço:
Eliane Mesquita Arquitetura
(11) 3082-0150
www.elianemesquita.com