HCL, a perfeita interação entre luz, clima e ambiente, em sintonia para corresponder às necessidades de cada pessoa em um momento específico do dia. / Por Lanna Caram
HCL

Lanna Caram, OSRAM Brasil

O Human Centric Light (HCL), é uma prática difundida mundialmente que está revolucionando a indústria de iluminação. Por esse método, tecnologias e efeitos naturais se complementam para produzir a melhor aplicação luminotécnica.

Tratando especificamente de escritórios, a HCL é capaz de oferecer efeitos luminosos distintos para cada atividade, permitindo melhora da produtividade e criatividade. Afinal, é mais fácil se concentrar em boas condições visuais quando estamos em uma atmosfera leve, que proporcione sensação de bem-estar e motivação.

Na Europa, onde o conceito está mais desenvolvido, há requisitos mínimos para determinar a iluminação de escritórios profissionais, com base em estipulações normativas claras – levando em conta critérios de qualidade como: iluminância, uniformidade, controle de ofuscamento e sensibilidade ao contraste.

Quando a HCL é aplicada,  a temperatura de cor da luz é trabalhada individualmente conforme o período do dia, já que sempre acompanha a iluminação natural do mesmo período. É inegável que a luminosidade natural seja sempre a melhor fonte de luz possível, mas esse conceito tenta se aproximar ao máximo das suas qualidades, em uma combinação eficiente com outras fontes luz articiais.

De forma resumida, a HCL proporciona a luz certa no local certo. Ao aproveitar os raios solares para compor um cenário que estimule o desempenho profissional, garante aos ambientes características como: controle de luz dinâmico, grandes janelas para captar o ambiente externo e superfícies que permitam reflexão, entre outros pequenos detalhes responsáveis por trazer benefícios imensos.

Lanna Caram é gerente de vendas do canal Lighting Solutions da OSRAM Brasil

Serviço:
Osram
0800 776-7726
www.osram.com.br