Além de ser parte fundamental de um espaço, a luminosidade correta nas empresas também está prevista por lei. Equipe da Blumenau Iluminação destaca questões que devem ser levadas em consideração no momento da escolha das peças.

Blumenau Iluminação

A produtividade dos profissionais também depende – e muito – do local de trabalho em que estão inseridos. Para garantir segurança, conforto e desempenho, existe no Brasil uma Norma Regulamentadora (NR) que dispõe de regras neste sentido. No caso da iluminação, a NR 17 traz as principais resoluções acerca dos cuidados que se deve ter. Além de ser adequada à atividade, a luz pode ser natural ou artificial e distribuída de modo uniforme e difusa.

Para lâmpadas e luminárias, a regra é que elas sejam aplicadas em locais em que não haja ofuscamento, reflexos incômodos, sombras ou contrastes excessivos. “Por este motivo é que a maioria das empresas opta pelos pelas lâmpadas fluorescentes com aletas, ou seja, divididas em alas. No modelo tradicional, há um espaço entre as duas peças e em opções como as da nossa linha Alto Rendimento, há uma divisão com refletores em alumínio de alto brilho, que propagam a luz de forma mais eficiente”, explica Rafael Pereira, analista de engenharia de produto da Blumenau Iluminação, empresa especializada no segmento.

Ajuste de pendentes
No caso de ambientes não industriais, como escritórios, consultórios, salas de reunião ou espaços menores, é comum a utilização de pendentes. De acordo com Rafael, a melhor forma de garantir a boa iluminação, dentro da lei, é ajustar a peça de acordo com a norma.

“O nível de iluminação é mensurado através da NBR 5413, norma brasileira registrada no Inmetro. Para isso utiliza-se um aparelho chamado luxímetro, com fotocélula corrigida para a sensibilidade do olho humano e em função do ângulo de incidência. Esse nível varia de acordo com o tipo de estabelecimento e a regra deve ser consultada antes da aplicação”, explica o analista.

Rafael indica que, na hora de escolher o modelo, é interessante optar por peças com cabos reguláveis. “Assim é possível ajustar de acordo com a necessidade de incidência de luz necessária. Outra dica interessante é complementar a iluminação com spots de LED embutidos. São peças que não produzem sombra e que complementam a quantidade de luz, especialmente sobre bancadas de trabalho, por exemplo, garantindo mais eficácia”, conclui.

 

Serviço:
Blumenau Iluminação
(47) 3036-5155
blumenau.ind.br