Com projeto de Rosenbaum e Aleph Zero, este é o 5º YouTube Space no mundo dedicado ao aprendizado, criação e colaboração de alunos da ONG Instituto Criar.

A Arquitetura da Luz, empresa especializada em Soluções para Iluminação, atua também na execução de projetos de iluminação para escritórios de arquitetura de todo país.

Um projeto recente executado pela Arquitetura da Luz foi o do YouTube Space, em São Paulo, na sede da ONG Instituto Criar, cujo projeto foi desenvolvido em parceria pelos escritórios Rosenbaum e Aleph Zero. Segundo os escritórios, o projeto de luminotécnica trabalhou com itens pontuais para criar acolhimento e com iluminação em todo ambiente. Já a luz indireta foi usada em locais de conversas mais informais, enquanto a direta adotada em cenas mais específicas.

A Arquitetura da Luz desenvolveu, para este projeto, luminárias pantográficas em madeira pinus com lâmpada de led, pendentes com fio de tecido e lâmpada de filamento, tubulares fluorescentes e luminárias com aletas antiofuscantes, que podem ter a luz projetada 50% para a mesa e 50% para o teto, ou ser usada de modo indireto. “O projeto pedia peças que fossem de luz direta e indireta, por isso não utilizamos a tubo led”, explica Edmir Malveze, sócio da empresa.

Nas salas de aulas, as luminárias instaladas simetricamente deveriam atender todo o ambiente. Para saber então se a iluminação era suficiente, a Arquitetura da Luz fez alguns cálculos pelo software Dialux para entender a demanda de 500 lux. Na sala de reunião, foram usadas armações de madeira que vão do piso ao teto e dão sustentação para a mesa e para o trilho de luminárias spot e lâmpadas tubulares.

Ficha:
Youtube Space
Local – São Paulo, SP
Data do início do projeto – 2015
Data da conclusão da obra – 2015
Arquitetura e luminotécnica – Rosenbaum e Aleph Zero
Construção Foz

Serviço:
Arquitetura da Luz
(11) 2897-4413
arquiteturadaluz.com