Livro repassa design brasileiro a partir de luminárias – Design Brasileiro, Luminárias apresenta cronologicamente 135 luminárias do período moderno à produção contemporânea, desenhadas por mais de 100 designers brasileiros ou atuantes no mercado brasileiro, com organização do Estúdio Nada Se Leva e do galerista Marcelo Vasconcellos.

lumináriasAo compilar peças representativas das mais variadas vertentes do design brasileiro da década de 1950 a 2015 o livro Design brasileiro – luminárias oferece um panorama histórico da evolução do desenho nacional por este recorte dos objetos de iluminação. Com organização do Estúdio Nada Se Leva e de Marcelo Vasconcellos, da Galeria MeMo, as peças foram escolhidas pela consistência do trabalho de seus criadores e por serem representações relevantes do design nacional.

Entre as 135 luminárias, dispostas cronologicamente, o livro reúne clássicos como a Eclipse, de Maurício Klabin, peças de nomes fortes como Sergio Rodrigues e os Irmãos Campana, e uma produção surpreendente de jovens designers, como Dennys Tormen, Bruno Faucz e Pedro Venzon. “Vivemos no momento do design. No Brasil, nos últimos 15 anos, um grande número de cursos novos de design, em nível técnico ou universitário, formam jovens profissionais que se integram rapidamente ao mercado, lançando uma quantidade significativa de novos produtos. Aliado a este fato, é crescente a demanda por produtos autorais que tragam em seu DNA a identidade brasileira. As indústrias e lojas, atentas aos movimentos do consumidor, impulsionam este segmento, que aos poucos ganha uma proporção menos elitizada”, pontuam os membros do Estúdio Nada Se Leva, André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro, eles também designers de luminárias, na apresentação do livro.

Entre os nomes presentes no livro, figuram ainda Carlos Motta, Rodrigo Almeida, Cláudia Moreira Salles, Zanini de Zanine e Carol Gay, entre 70 dos mais produtivos designers do país. “A partir dos anos 1990, a busca de uma identidade brasileira descolada da nossa colonização ganha força, tendo como seu maior expoente os Irmãos Campana. E nosso “borogodó” fica evidente através de uma veia lúdica, um colorido a mais, a exuberância nos detalhes e as referências em nosso artesanato e folclore. A tradição de uma marcenaria primorosa e a inspiração da estética moderna continuam sendo uma potência expressiva de nossa produção. E a contemporaneidade permite, ainda, que essas vertentes se cruzem e busquem outras referências diversas para ampliar seus horizontes”, concluem os organizadores.

Sobre Estúdio Nada Se Leva – Criado em agosto de 2005, o Estúdio Nada Se Leva surgiu da empatia de estilo entre seus designers André Bastos e Guilherme Leite Ribeiro. Nos últimos 7 anos, o estúdio é responsável pela criação e direção criativa da marca Larco e, desde agosto de 2009, também pela curadoria da La Lampe. Atualmente, realizando trabalho em parceria com o Cultura em Foco, o Nada Se Leva revisita o fuxico, se envolvendo pela primeira vez em um projeto de inclusão social e econômica que beneficia uma pequena comunidade no município de Santa Luzia do Itanhy, ao sul do estado de Sergipe.

Sobre Marcelo Vasconcellos – Sócio da MeMo, galeria especializada em design, no corredor cultural do Rio de Janeiro. Publicou, em aprceria com a FGV Projetos e Editora Aeroplano, o livro Móvel Brasileiro Moderno, importante referência para pesquisa e informação sobre o tema, e foi organizador, pela Editora Olhares, do livro Design Brasileiro de Móveis – cadeiras, poltronas e bancos, que deu início a este projeto. Entre 2012 e 2015, produziu mostras de Zanini de Zanine, Sergio Rodrigues, Fernando Mendes, Brunno Jahara e Rodrigo Calixto e Alê Jordão, além de mostras coletivas em espaços como Museu Histórico Nacional, Casa Electrolux, Museu Oscar Niemeyer e na própria MeMo.

Sobre a Editora Olhares – Constituída em 2006, a Olhares se especializou na publicação de livros ilustrados de arte e história, arquitetura e design. Além de títulos relevantes nesses segmentos, como os livros de Jorge Zalszupin e Zanini de Zanine, e prêmios como o Jabuti e o Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira, é coorganizadora de exposições e catálogos de design. | EditoraOlhares

Ficha:
Design brasileiro – luminárias
Org.: Marcelo Vasconcellos e Estúdio Nada Se Leva
Editora Olhares
R$ 79 / 15 x 21 cm / capa dura / 148 p
ISBN: 978-85-62114-56-4
Português-inglês
Editora Olhares – Comprar