País é um dos recordistas mundiais em incidência de raios, o que torna imprescindível a adoção de medidas preventivas. Dispositivos Protetores contra Surtos (DPS) protegem não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia.

O verão costuma ser a estação mais aguardada do ano, mas traz consigo as tempestades tropicais e uma preocupação extra: os cuidados com a rede elétrica. Estima-se que 50 milhões de raios atinjam o solo brasileiro a cada ano, o que configura o país como um recordista mundial de descargas atmosféricas. Quando um raio atinge a rede elétrica despeja uma descarga elétrica muito superior à capacidade dos fios e cabos e também dos equipamentos, podendo danificar os aparelhos.

É importante saber que o para-raios não protege equipamentos conectados à rede elétrica. O sistema resguarda a estrutura do edifício e, indiretamente, os moradores contra as descargas elétricas no momento da queda de um raio. Por isso, além do para-raios, é preciso avaliar também se a instalação do sistema de aterramento do imóvel está correta.

Como funciona um DPS
Para entender como age um DPS é importante compreender o que ocorre quando um raio cai em determinado local. Ao cair, o raio gera um campo eletromagnético que irradia pelo ambiente, induzindo uma alta tensão nos condutores elétricos ou de sinal – concessionária, telefonia, TV a cabo, etc. Parte desta tensão é escoada para a terra e parte entra na instalação elétrica.

O DPS reduz o efeito da corrente, evitando assim a queima de equipamentos, e protege aparelhos eletrônicos também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia, e o liga-desliga de grandes máquinas conectadas à mesma rede elétrica, como elevadores e aparelhos de ar condicionado.

A Tramontina Eletrik oferece DPS com um posto (25 KA) e dois postos (40 KA). Ambos mantêm o mesmo espaço de um disjuntor e sua instalação também ocorre de maneira quase idêntica no quadro de distribuição de energia da residência, escritório ou indústria.

Serviço:
Tramontina Eletrik
(54) 3461-8200
tramontina.com.br