Nesta edição da Feicon, Tramontina Eletrik lança linha completa para proteção de circuitos elétricos, que inclui disjuntores, DPS, dispositivo DR e quadro de distribuição.

Disjuntor TR3kA, disjuntor em caixa moldada e DPS

Após o lançamento da linha de duchas Sense, agora é a vez da Tramontina Eletrik fazer sua estreia no segmento de disjuntores, apresentando uma linha completa para proteção de circuitos elétricos, que inclui, além dos disjuntores tradicionais e em caixa moldada, também interruptor DR, DPS, protetores contra raios e quadros de distribuição.

A nova linha será apresentada oficialmente ao público na 22ª edição da Feicon Batimat, que acontecerá entre os dias 12 e 16 de abril, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Confira abaixo as principais características de cada lançamento:

Disjuntores TR3KA e TR6KA
Carro-chefe dos lançamentos, os disjuntores TR3KA e TR6KA são dispositivos eletromecânicos de segurança que desarmam a rede elétrica de determinado circuito em caso de sobrecarga e curto-circuito. Além de manter a integridade da isolação, garantindo a vida útil dos condutores, o disjuntor proporcionar um funcionamento adequado da instalação e dos equipamentos a ela conectados. Por isso, são instalados no quadro de distribuição em número compatível com os circuitos e dimensionados conforme a potência de cada equipamento, número de lâmpadas e tomadas de cada circuito.

Entre os diferenciais do disjuntor da Tramontina Eletrik estão a montagem e desmontagem individual, sem necessidade de desconectar todo o barramento; conexão dos terminais para cabo e barramento em ambos os lados da peça, otimizando o tempo de instalação do dispositivo no quadro; e indicador de posição liga/desliga que informa o real status de funcionamento do disjuntor caso a manopla esteja travada.

Disjuntores em caixa moldada
Em complemento, os disjuntores em caixa moldada destinam-se à proteção de circuitos de distribuição, geradores e motores contra correntes de sobrecarga e curto-circuito. São fabricados de forma que o consumidor não tenha acesso ao interior do dispositivo de proteção contra sobrecorrente, que desliga o circuito quando há risco de superaquecimento. Suportam correntes entre 100A e 630A.

Interruptor DR (Diferencial Residual)
Trata-se de um interruptor automático que desliga correntes elétricas de pequena intensidade que um disjuntor comum não consegue detectar, protegendo as pessoas de choques elétricos, que podem ser fatais. Os DRs fabricados pela Tramontina Eletrik possuem indicador de posição de contato, bornes protegidos para maior segurança, fácil fixação e remoção no trilho DIN, montagem e desmontagem do DR individualmente sem desconectar todo o barramento.

O interruptor DR é obrigatório desde 2012 para proteção de todos os circuitos residenciais ou comerciais, sejam de tomadas ou iluminação, em particular em circuitos de banheiros, cozinhas, áreas de serviço e áreas externas. Um profissional eletricista deve ser consultado para avaliar se os dispositivos DR devem ser instalados individualmente por circuito, por grupos de circuitos ou ainda apenas um dispositivo para proteção de todos os circuitos.

DPS (Dispositivo de Proteção Contra Surtos)
A sobretensão provocada pela incidência de raios, mesmo distantes do local, é propagada pela rede de distribuição de energia e entra na residência pelos cabos que ligam a instalação à rede pública, chegando às tomadas e queimando os aparelhos mais sensíveis, mesmo que não estejam em funcionamento. Em casos críticos, a queima dos equipamentos pode provocar incêndios e se propagar para o restante do imóvel. Para evitar o problema, recomenda-se a instalação de Dispositivos de Proteção contra Surtos (DPS) Tramontina no quadro de força.

A marca oferece quatro modelos de DPS para equipamentos de residências, escritórios e indústrias, um para cada aplicação, que protegem aparelhos eletrônicos não apenas das descargas atmosféricas, mas também de apagões e instabilidades nos equipamentos das concessionárias de energia, e o liga-desliga de grandes máquinas conectadas à mesma rede elétrica, como elevadores e aparelhos de ar condicionado.

Quadro de distribuição
Centro de toda a instalação elétrica, o quadro de distribuição abriga os dispositivos de segurança e controle dos circuitos elétricos. Sua principal função é a de receber energia através de um circuito alimentador (entrada) e distribuí-la através de vários circuitos (saída). Nele, é obrigatório identificar cada circuito e assim evitar possíveis transtornos caso algum tenha que ser desligado.

Fabricado em termoplástico de engenharia antichama, o quadro de distribuição com a marca Tramontina Eletrik tem design elegante e oferece espaço interno e segurança às instalações elétricas residenciais e comerciais. Disponível em dois modelos: Embutir com tampas brancas e transparentes com capacidade de 5 até 72 disjuntores DIN e 48 disjuntores Nema; e modelo de Sobrepor com tampas brancas e transparentes com capacidade de 5 até 36 disjuntores DIN e 24 disjuntores Nema.

Serviço:
Tramontina Eletrik
(54) 3461-8200
tramontina.com.br
Feicon Batimat 2016
Data: 12 a 16 de abril
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Estande Tramontina: Rua L, nº 399